sexta-feira, 22 de agosto de 2008


Foi bom regressar, embora o cansaço subsista. Mas não há que hesitar. Hoje, como ontem e amanhã – se Deus quiser – há que repetir os mesmos gestos, seguir a mesma via, sorrir os mesmos sorrisos, debitar as mesmas palavras, dar os mesmos passos.
O cão não se cansa de ladrar à porta, o elevador não se cansa de produzir os mesmos ruídos ao fechar da porta, a porta do quarto não se cansa de vibrar da mesma forma, resistente à aragem que sob si desliza, entrada pela janela, com destino ao terraço. A porta sabe que não pode fugir aos movimentos repetitivos, mas sente que por si muitos passam, e que um lado é diferente do outro, e que de um lado vem a luz e do outro a escuridão… e que o importante é a passagem!
Porém, eu canso-me. Hoje, particularmente, que dormi poucas horas, entregue ao furor de enviar para o concurso um antiquíssimo poema. Um pouco de entusiasmo pela vida sempre me compensou...


Propositadamente, não liguei o rádio. Tão fragmentados estão os meus pensamentos, que poderia a música espalhá-los, em cacos, pelo quarto.


Não sei mais o que fazer em relação a esta minha tendência para a cacofonia – será patológica? E contagiosa?

Estou derreada, esvaziada, deserta por uma boa refeição. Pior que o estômago, o meu cérebro está esgotado. Uma faixa de sol corre pelo assento e toca-me o ombro, o casaco, a perna. Dá-me alento, este sorriso atrevido do astro rei.
“Parece que quanto mais caro está o combustível, mais se utiliza o automóvel!”
“Vá-se lá perceber…”
Subitamente, uma chuvada perfeitamente geométrica (ficou a paisagem riscada, na diagonal, com longas e elegantes rectas) desabou sobre nós. Depois, uma inesperada mudança do vento tornou as paralelas verticais. Finalmente, tão espantosamente como chegara, a chuva partiu. E agora, que desço à rua, caminho saltitante ao sol – limpo o ar, lavada a calçada, desanuviado o meu pensamento.
O verde brilhante da folhagem balança ao vento. Amo o verde!

Continuo cansada, e ligeiramente desiludida. Claro que não poderia ser tudo perfeito, ou parecer perfeito (o que implicaria a total imperfeição, de acordo com a minha teoria dos contrários).
.
Ilona Bastos

Sem comentários: