sábado, 23 de agosto de 2008


Gosto do pormenor dos pombos a voar sob a cobertura, a sobrevoar as camionetas, a esquivar-se aos pilares, a empoleirar-se - olhar curioso lateral - na armação em ferro pintado de verde sobre a qual assenta a estrutura do telhado.
Agrada-me o aspecto semi-vazio da estação, os estores das lojas ainda corridos, a contenção nos gestos dos passageiros que esperam a camioneta das 9,45 para a Guarda, e que se levantam, num movimento tenso, quando o veículo se aproxima rapidamente e estaciona no cais de embarque.
Aprecio este momento em que estou só, rodeada de malas (das quais, reconheço, me esqueci perigosamente por momentos, enquanto escrevia os últimos parágrafos; não agora, que o meu olhar adeja sobre o banco e a bagagem).


Como um grande abraço que me envolve, a música de Mozart aconchega-me o coração! Comovem-me os seus afagos, deliciam-me as suas carícias, alegram-me as suas variações! Em cada frase, acorde, sustenido, estremeço, respiro, me encanto, vivo! Nada mais me distrai, me ocupa, me preocupa!


Aqui, da varanda sobre a praia, observo o mar, a linha ténue que o separa do céu, e acompanho o voo largo das gaivotas magníficas. Imagina tudo isto ao som de “The magic forest” e de “Sarabande”!
Visualiza como o voo se transforma em dança e o agitar das palmeiras ao vento assume formas de bailado. Fabuloso!
E que maravilhosa esta Internet que me permite transmitir-te o encantamento deste som que me eleva ao nível das aves e me transporta nas suas asas sobre o oceano...

Ilona Bastos

.
(Carla Baptista Alves, World Music for Babies)

Sem comentários: